Você é um Padawan ou um Jedi?


Na área web algumas empresas já perceberam que necessitam de consultoria. Outras ainda não.

Mas o que acontece na verdade é que nem todos os profissionais estão preparados para responder à essa demanda.

Quando esse pedido de socorro acontece, o que esses clientes esperam é uma resposta sincera. Muitos deles já possuem algumas respostas pré-configuradas devido ao interesse à pesquisa. Mesmo assim o profissional web é quem deve dar a resposta.

Muitas vezes essa submissão ao cliente prejudica a resolução do problema. Vou esclarecer. Quem entende do negócio do cliente, é o próprio cliente. E de web, quem entende é você.

Vou me deter num ponto atual, que é a utilização de CMS para compor os sites. Existem vários: JOOMLA, WORDPRESS, DRUPAL, etc...

Vamos às perguntas:
1. Devo utilizar algum CMS para criar o site do meu cliente?
2. Se a resposta for sim, qual devo utilizar?
3. Devo informar ao meu cliente que estou utilizando um CMS? Explicando, claro, o que é um CSM?

Vamos às respostas:
1. Se o CMS responder às necessidades de seu cliente, que na maioria dos casos atende, porque não utilizá-lo? Essa atitude agiliza muita coisa, inclusive o prazo de confecçao do site.

2. Todos os CMS possuem características específicas. O que deve ser analisado é a necessidade de seu cliente. Muito bem analisado por sinal.

Ainda mais, o perfil do cliente também entra nessa fase da análise. Qual o nível de intimidade que o cliente possui com a web? Se não tem, qual o nível de interesse em querer aprender para atualizar o site? Ah...outra pergunta: Ele deseja atualizar pessoalmente o site ou não?

O bom é você fazer ele perceber que o interesse em atualizar o próprio site é louvável. O que acontece é que a empresa toma conta do tempo dele e normalmente o site pode morrer por falta de atualização. Porém, se ele possuir um profissional para fazer exatamente isso, maravilha. Mas demonstre que estará sempre alerta para o caso dele decidir que você é quem atualizará o site. Nesse caso, parabéns, você acaba de ganhar uma renda, pequena eu concordo, mas mensal.

Outro fator importantíssimo: Se você desenvolveu seu próprio CMS, parabéns, use-o. O que está em questão é: O site precisa ser atualizado. Porque não de forma "lógica"? Já pensou em alimentar um site de notícias totalmente estático? Deus me livre...mas existem profissionais que resolveram trabalhar no lado negro da força...

Imagine um site de notícias ou até um pequenho e-commerce, feito 100% html? É, eu sei, não dá pra imaginar...nem queira...

3. Essa última é batata. Sim você deve informar ao seu cliente que está utilizando um CMS. Essa atitude lhe proporcionará um elo de confiabilidade entre você e seu cliente.

Imagine algum amigo dele com conhecimentos específicos, analisando o site e percebendo como ele foi confccionado? Poderá tecer elogios não muito agradáveis à você e ao seu trabalho. Ou seja, você poderá perder um cliente e ganhar um anti-fã que falará mal de você pelo resto da vida, por não entender a seriedade que é trabalhar mesmo sendo um CMS.

Eu disse "poderá", porque também pode não acontecer. Portanto, seja franco com seu cliente.

Bom...pra finalizar o papo, não deixe seu cliente decidir o que quer...Ele está em dúvidas. Mesmo tendo ouvido falar ou pesquisado no Google sobre os inúmeros tipos de CMS. Ele quer sua ajuda, sua opinião.

Então...dê!
Mostre que você já é um Jedi.
E que a força esteja com você!!!

Comentários

Anônimo disse…
Adorei o post Professor, ...sempre com boas ideias e otimos conselhos...
Anônimo disse…
Como a maioria das pessoas falam, não precisamos reinventar a roda, uma vez que temos um conjunto de funcionalidades essenciais a um site para intranet ou internet agregadas em um único sistema de gestão de conteúdo.

Viva ao CMS.

Parabéns Meusent pela sua contribuição em compartilhar suas experiências e conhecimentos.

Postagens mais visitadas